" Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento, não houve harmonia entre ação e pensamento."

"Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento, não houve harmonia entre ação e pensamento." - Renato Russo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Eternal Sunshine of the Spotless Mind

Ou "O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças".
Depois que fiquei sabendo da história fiquei muito interessado, me identifiquei bastante com o filme. Sofrer uma desilusão ou o choque de realidade é como estar sob o tratamento.Durante o filme pensei bastante sobre esquecimento... e a mensagem que tenho pra dizer sobre isso deixarei esta música do 509-E falar por mim.


É realmente, Relembrar é viver e esquecer é morrer. Foda esse som.


Bem, muito boa mesmo, mas sem enrolação vamos a sinopse do filme.


O Filme conta a história de amor entre Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet), que se conhecem em circunstâncias bem estranhas. E vivem um amor lindo e sincero.
Mas eles acabam entrando num estágio complicado, onde as coisas não iam muito bem. Eles estavam vivendo naquele marasmo, onde as brigas e discussões estavam se fazendo mais presentes do que os sorrisos. Quando Clementine chega em casa às 3 da manhã bêbada, Joel fica muito nervoso, e no meio daquela discussão eles acabam dizendo coisas que magoam muito um ao outro.
Por conta dessa discussão a impulsiva Clementine toma uma decisão drástica. Resolve ir até a a Lacuna inc. , uma empresa onde apagam, literalmente, pessoas da sua memória. E ela faz isso com Joel.
Quando Joel vai atrás dela aonde ela trabalha descobre que ela não se lembra dele. E ainda a vê com um outro cara, bem mais novo. O Pratick.
Desiludido, decepcionado, sem entender e sofrendo por amar uma pessoa que o apagou de sua memória ele decide fazer o mesmo. Apagar Clementine da sua memória seria a solução ? Ele acreditou que sim.
Começou com o Processo, que prometia que na manhã seguinte ele não se lembraria mais da de Clementine. Ele começa a ser levado por os lugares de sua memória, por todas as lembranças de Clementine, e ver elas se desfazendo. Em meio a isso, ele consegue enxergar o que realmente desejava desde o começo. Viver para sempre com aquelas memórias, pois era o que ele tinha de melhor. Aquilo o humanizava. Mas como parar o processo ? Enquanto vive seus melhores e piores momentos de novo, luta para manter sua amada viva, dentro dele. Alguns momentos ele desanima, mas não desiste. Ele consegue ? Assista e confira, não irá se arrepender.

Adorei esse filme. Apesar de triste, faz você conseguir enxergar de novo, em meio todas as coisas, como foi bom tudo o que sentiu e como é bom amar alguém assim.
Mas, quem não gostaria de esquecer algo ? Isso me perturba, esquecer o que aconteceu ou o que vai acontecer... O esquecimento talvez pode ser que não seja uma coisa boa. Ou Talvez seja... Acho que nunca vou saber.


Duas considerações que merecem ser evidenciadas de maneira conclusiva, ambas em vídeo. A primeira uma compilação de cenas com a música Tema do filme, que é excelente e realmente a atmosfera do drama.
Essa música com certeza me faz lembrar alguém rs como poderia eu esquecer!? ;)


Momentos do filme...

A Segunda trata-se das cenas finais do filme, e apesar de não gostar de fazer espolier colocarei ela aqui pois considero-a de valia. De uma maneira leve e descompromissada, construirão um cenário de conforto e agonia, paz e tristeza da despedida e por fim uma nova esperança, muito bem bolado!




Enfim, recomendado, principalmente em dias de fossa.

"O quão é feliz o destino de um inocente sem culpa
O mundo em esquecimento pelo mundo esquecido
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
Cada orador aceito e cada desejo renunciado"
- Alexander Pope -

Um comentário:

Sidereus Nuncius disse...

Eu conheci a frase com uma outra tradução que acho mais bonita pela rima mas a mensagem é a mesma: "Feliz é a inocente vestal esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; toda prece é ouvida, toda graça se alcança"
Por várias vezes já pedi meu apagador de memória da Lacuna Inc. e até hoje não ganhei...
Se eu teria coragem de apagar alguém da minha memória? Por várias vezes a resposta é sim, traições, mágoas ou ouvir de novo um "não te amo mais" causa dores enormes que eu preferia não sentir; por outro lado, superar essas dores é o que me torna forte e consciente de que posso superar muito mais, até uma lembrança ruim.

Seguidores